DEPOIMENTOS

DEIXE SEU DEPOIMENTO NOS COMENTÁRIOS.

Josias A. Andrade
Revisor textual
arquitexto@gmail.com
FACEBOOK  CLIQUE AQUI
A riqueza de detalhes da narrativa leva o leitor a imaginar cada situação, muitas vezes colocando-se no lugar do personagem ou como espectador coadjuvante das cenas narradas ou mesmo dos diálogos entre os dois homens: Sérgio e o estranho.
Outro ponto de destaque no conto é a profissão de médico-legista do personagem, às voltas com cadáveres nas mais sórdidas situações. Ou seja, por causa de sua própria profissão percebe-se a razão de sua paranoia, não que os médicos-legistas sejam paranoicos. É que uns se saem melhor na profissão e outros, nem tanto. 
Novamente, de forma magistral, e sem querer fazer apologia ao seu trabalho, não comparando com outros, senão com aqueles que você mesmo já escreveu, digo tratar-se de obra de qualidade. Assim, observo a riqueza na construção de todo o enredo, como um artista pintando uma tela, pensando em cada tonalidade, em cada sombra, em cada elemento da cena.
Muitas são as situações em que o leitor, queira ou não, para sentir o sabor da obra, terá de raciocinar, pôr os neurônios para funcionar e, então, concluir, ou não. Aliás, o lado bom desses contos é o fato de o autor, muitas vezes, senão até com certa frequência, ocultar, de forma proposital, ou não, algo a respeito de seus personagens. Sabe-se, todavia, que são indivíduos problemáticos, matérias-primas para o estudo da psicanálise, quiçá, até da parapsicologia. Lembrei-me do Padre Quevedo: “Eso no existe”, como dizia. 
Bem, para finalizar, nem sempre a leitura de cada conto leva o leitor a uma conclusão, o que é extremamente positivo, abrindo assim, a possibilidade ao debate. Quem está habituado ao estilo “água com açúcar”, também presente nos contos, perceberá, até pela própria temática, uma mudança muito grande e certamente valorizará o seu trabalho.


Sobre o conto "A Última Necrópsia"


**********

Josias A. Andrade
Revisor textual
arquitexto@gmail.com
FACEBOOK  CLIQUE AQUI



Achei bárbaro seu texto.

Acho que você tem que escrever sempre, porque tem talento, imaginação fértil, criatividade e estilo, tudo o que se espera de um bom escritor.
Desejo muito sucesso e aguardo novos contos ou romances.


Um grande abraço.








Sobre o conto "O Chalé"

**********

Lúcia Facco
Crítica literária
lufacco@oi.com.br
Plácido, gostei muito do seu texto. A ideia central é bem interessante: a eterna luta entre o bem e o mal; entre a fé e a descrença; entre Deus e o diabo. E o papel que os homens desempenham nessa briga. A escolha de cada um influenciando, diretamente, as vidas das pessoas.
É muito bacana o jogo que você faz de colocar narrativas dentro da narrativa maior, todas com o mesmo personagem (de forma concêntrica, como anuncia o título). Trata-se de histórias de terror e suspense, que lembram bem o clima das histórias de Stephen King.
Em relação ao aspecto formal, o texto está muito bem escrito. Percebe-se que foi feita uma revisão ortográfica caprichada. O léxico utilizado é excelente, pois é simples e enxuto, o que confere elegância e fluência ao texto.
A divisão dos capítulos é boa e os diálogos são bem construídos, soando de maneira natural, condizente com a linguagem oral.
Além disso, você faz descrições precisas, que ajudam o leitor a se ambientar e se deixar envolver pela narrativa.
Os personagens são bem construídos e bem desenvolvidos, especialmente Pedro e Maldonha. É fácil, para o leitor, criar empatia com eles. Esse aspecto é muito positivo, pois é outra coisa que faz com que o leitor se envolva com a narrativa. Ele torce pelos personagens e fica curioso para saber o que acontecerá com eles.

Sobre o livro "O Mistério do Viúvo Maldonha"




Um comentário :

  1. Oi, tudo bom?
    Eu estou com seu livro em mãos, "O mistério do viúvo Maldonha" estou terminando de ler!
    Eu estudo na E.E Parque Primavera, creio que foi sua escola também!, Adivinha com quem a Gerlane deixou o livro que foi dedicado a ela? Sim, Comigo. Eu estou amando o livro (amando mesmo de mais da conta kk).
    Gostaria de parabeniza-lo por tamanho talento e por ter feito minhas tardes mais agradáveis com o seu livro, é ótimo saber que temos autores bons assim como vc em nosso município e que de uma escola estadual de um bairro nem tanto conhecido, se formou um autor de imenso talento!
    Te desejo toda a sorte do mundo, e que você possa mostrar ao mundo histórias fantásticas como a de Pedro, Maldonha, Lívia entre outros.
    Obrigada!

    ResponderExcluir